Nos dias de hoje, uma grande parcela das empresas ainda possuem um ou mais colaboradores alocados em tarefas recorrentes, sem imaginar que essas mesmas tarefas, ou boa parte delas, poderiam ser assimiladas por um robô, tornando esses processos 80% mais rápidos e chegando perto de zero chance de erros.
O RPA – Robotic Process Automation – surgiu como uma alternativa para execução desses processos recorrentes, onde a ação humana geralmente é julgada necessária, como gestão e conferência de informações, monitoramento de recursos e equipamentos, emissão de relatórios, entre outros. Agora que você já tem uma ideia do que é RPA, vamos trazê-lo para o nosso contexto, exemplificando o que ele pode mudar em nosso cotidiano.
Atualmente, uma das formas de se alimentar o banco de dados de uma empresa que fornece serviços para a Claro/NET é exportar arquivos contendo planilhas no Logbi para serem analisadas pelo Atlas, comparando os seriais dos terminais, e trazendo o resultado em outro arquivo. Então, esse arquivo contendo as novas informações é inserida dentro do Logbi via importação de arquivos, passando por um processamento detalhado, e gerando relatórios utilizados em diversas áreas da empresa, como almoxarifado, operacional (COP), ou pela gestão, dentro dos relatórios financeiros.
Esse processo não é algo que demanda muito tempo, e apesar do fator humano possibilitar uma chance de erros relativamente alta, as empresas aumentam o tempo entre essas atualizações para conseguir alocar os colaboradores em outras tarefas. E aqui aonde a mágica acontece com o RPA do Logbi.
Com uma automação já consolidada, nosso RPA pode, dentro de nosso exemplo, atualizar a posição de estoque do cliente que utiliza o TOA em segundos e sem a necessidade de intervenção humana, tudo isso a cada 20 minutos. Assim, você pode alocar o colaborador para outras tarefas, e sem correr o risco de não ter informações defasadas em seus relatórios.
A segurança é um ponto importante nesse processo, porque além de atender as normas da LGPD, o Logbi RPA possui um cofre de senhas, onde o gestor é o único com acesso, garantindo que ninguém tenha acesso aos dados da conta TOA e Atlas, ao mesmo tempo que o RPA executa as tarefas.
Dessa forma, nós conseguimos alcançar uma redução considerável de custos em diversos aspectos, aumentando a segurança e confiabilidade das informações.
E isso é só um exemplo das diversas opções de automação que o Logbi possui, e que podem impactar em diversas áreas de sua empresa, como almoxarifado, COP, gestão, tecnologia, recursos humanos, financeiro, etc.
Se você não sabe o que pode ser automatizado em seu negócio, entre em contato com um de nossos consultores e agende uma apresentação. Você vai se surpreender, nós garantimos.